

Replantio de mudas nativas da mata atlantica Dezembro/24

Para celebrar e selar a parceria entre a Energisa e a Floresta Monte Alverne, foi realizada uma atividade simbólica de replantio de 101 mudas nativas da Mata Atlântica. Essa iniciativa representa um compromisso conjunto com a preservação da natureza, a proteção da biodiversidade e a promoção da sustentabilidade. Cada muda plantada simboliza um passo em direção à recuperação de ecossistemas e à conscientização sobre a importância da conservação ambiental.
A ação reforça o papel de ambas as instituições como agentes de transformação, unindo esforços para garantir um futuro mais verde e equilibrado. Ao revitalizar áreas degradadas e fomentar a conexão entre as pessoas e a natureza, a parceria Energisa e Monte Alverne demonstra que é possível aliar desenvolvimento e responsabilidade ambiental, inspirando outras organizações e comunidades a seguirem o mesmo caminho. Juntas, elas mostram que pequenos gestos podem gerar grandes impactos para o planeta.


Invetário florestal em parceria com a Fundação RENOVA

Em janeiro de 2024, a Floresta Monte Alverne foi palco de um importante evento promovido em parceria com a Fundação Renova: um estudo de catalogação das espécies botânicas da região, com o objetivo de realizar um inventário florestal diagnóstico. O projeto focou na identificação de áreas de referência de nascentes, APPs (Áreas de Preservação Permanente) ripárias e zonas de recarga hídrica na bacia do Rio Doce, visando apoiar a restauração florestal no âmbito das ações da Fundação Renova.
Como resultado desse trabalho, foram identificadas espécies raras da flora local, como a Apodanthes caseariae, uma planta típica da Mata Atlântica, especialmente encontrada na região do Rio Doce. Classificada como "Em Perigo" (EN) segundo o Reflora, a descoberta reforça a urgência de iniciativas de conservação e destaca a relevância da parceria entre a Fundação Renova e a Monte Alverne. O evento não apenas contribuiu para o mapeamento e proteção da biodiversidade, mas também reforçou o compromisso de ambas as instituições com a sustentabilidade e a preservação ambiental.


